O guarda-roupa ideal é aquele em que você encontra as peças certas. Muitas pessoas possuem um aglomerado de roupas, mas não têm o que vestir. Mesmo com dúzias de blusas, calças, saias e acessórios, acabam vestindo sempre a mesma roupa.
O guarda-roupa ideal é aquele em que você encontra as peças certas. Muitas pessoas possuem um aglomerado de roupas, mas não têm o que vestir. Mesmo com dúzias de blusas, calças, saias e acessórios, acabam vestindo sempre a mesma roupa.
Vantagens de ter um guarda-roupa inteligente
Um armário com roupas adequadas de boa qualidade: a escolha na hora de se vestir vai ser mais eficaz e rápida.
Ao fazer compras, é mais fácil identificar exatamente o que precisa.
Combinações certas e maiores escolhas na hora de se vestir: as roupas vão se multiplicar. Com doze peças selecionadas adequadamente, chega-se a trinta ou mais combinações.
Torna-se um guarda-roupa de fácil atualização.
Closet clearing
Tire as roupas do guarda-roupa e separe:
– roupas que devem permanecer no guarda-roupa
– roupas que vão ser excluídas: que não têm bom caimento, que não estão sendo usadas por mais de um ano, roupas com visual e modelagem desatualizada ou aquelas que a cor não te valoriza
– roupas que podem ser aproveitadas com uma pequena reforma
A organização
Ao organizar seu guarda-roupa comece pela limpeza usando uma flanela úmida. Se você gosta de armário perfumado, esqueça! O perfume do armário deve vir do amaciante de roupas , e quem deve estar perfumada é a pessoa que vai usar a roupa. O correto é que o armário não tenha cheiro nenhum.
O sachê serve como alimento para traças, baratas e formigas. Uma ótima opção para evitar umidade no guarda-roupa é fazer saquinhos de tule com giz. Outro cuidado que se deve ter para evitar traças, cupins ou baratas no armário é não ter nenhum tipo de papel, seja caixa de sapato, rolinhos de papelão, etc.
Roupas de cores vermelha, preta, azul-marinho e branca desbotam conforme a luminosidade, e devem ser protegidas pela capa de TNT.
Os cintos não devem ser enrolados nem dobrados e sim pendurados pela fivela em cabides especiais ou ganchos fixados no armário.
Use cabide de saia para calças, que devem ter o cavalo voltado para o fundo do armário. Prenda-as na presilha pela bainha. Para que as presilhas não marquem a roupa, forre o interior delas com feltro.
Para vestidos, principalmente de alças, é necessário o uso de cabides com nervuras. Já para blazer ou casaco, é necessário que o cabide tenha a parte lateral ovalada, mantendo a estrutura da peça e não deformá- la.
As saias devem ser penduradas pelo cós, nas presilhas do cabide.
As gavetas podem ser forradas com uma manta acrílica revestida com tecido de algodão. Nunca forre as gavetas com forros à base de celulose e com perfume, para evitar o aparecimento de traças.
Camisetas armazenadas em gavetas devem ser dobradas e depois enroladas em rolinho e dispostas conforme a cor, do claro para o escuro.
Roupas e acessórios de praia devem estar guardados em uma mesma gaveta, inclusive o chinelo de praia que deve ser guardado em um saquinho de TNT.
Os pijamas e camisolas são guardados na gaveta, peças de seda em saquinho de TNT. Quantos aos demais, depois de dobrados faça rolinhos com cada um, e coordene-os conforme a cor ou a estação.
Os sapatos devem ser guardados em prateleiras especiais e as bolsas na prateleiira também. Se o espaço for pequeno coloque as pequenas dentro das grandes.
As echarpes e lenços podem ser enrolados em rolinhos de papel-filme ou de fax e guardados em uma caixa impermeabilizada.
Guarde as bijuterias em uma frasqueira ou caixa impermeabilizada