Muitas empresas passaram a contar com pesquisas realizadas em universidades com cursos especializados em produção de moda para criar os modelos dos seus uniformes.

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Tecidos mais leves e coloridos fazem com que os uniformes fiquem menos “uniformes”. Os fabricantes buscam personalizar as linhas de roupas de funcionários para todas as ocupações dentro de uma empresa – da recepcionista até os cargos executivos. O objetivo é oferecer conforto e estar alinhado com o que se usa nas ruas e também nas passarelas.

Segundo Lazaro Eli, coordenador do Bacharelado em Design de Moda e Estilismo do Centro Universitário Senac, essa área busca se adaptar às necessidades de cada categoria profissional e também às evoluções da indústria têxtil. Em sua avaliação, é possível ver mudanças em materiais e design nos uniformes de empregados domésticos, que se tornaram mais confortáveis e práticos nos últimos anos. Em ambientes mais sofisticados, geralmente uma empresa ou estilista fica responsável pela criação dos modelos, que devem ao mesmo tempo ser confortáveis e representar a imagem da corporação.

O professor destaca que cada categoria profissional tem suas próprias exigências e isso deve ser levado em conta na hora da criação. No Senac, por exemplo, os alunos já desenvolveram uniformes desde coletores de lixo até comissários de uma companhia aérea, testando tecidos tecnológicos mais leves e que permitem o livre movimento do corpo.

Para quem está interessado em mudar a cara da empresa, e oferecer mais conforto à equipe, seguem algumas tendências apontadas pela Associação dos Fabricantes de Uniformes (AFAU).

Formal feminino

Atualmente, o look social para funcionárias não precisa mais ser tão rígido e formal. Mesmo em ambientes de trabalho onde se impõe um visual mais sério e sóbrio, os uniformes formais femininos mostram toques modernos e novos estilos. Essa tendência investe no básico, com calças pretas ou de cores neutras, camiseta ou camisa polo com o logo da empresa e uma peça extra, como um cardigã colorido, para personalizar o visual.

Esportivo e casual

Muitas empresas modernas estão apostando em um look despojado para seus funcionários, sem abrir mão do estilo e da entidade da empresa. Lojas de artigos esportivos são um bom exemplo dessa tendência: camisas polo com golas quadriculadas, decote em V, calça e tênis são algumas peças típicas.

Vestidos

Os vestidos estão em alta na área empresarial e reforçam a identidade feminina das funcionárias. Entre os vários modelos, destaque para os vestidos de mangas curtas e com decote canoa.

Formal masculino

O chamado “traje corporativo” masculino está evoluindo bastante, apresentando inovações que seguem as temporadas de moda. Por exemplo, os modelos slim fit, de caimento mais justo nas calças, novos cortes nos ternos e padrões modernos de gravatas. Os modelos masculinos devem aliar elegância e conforto, mantendo a identidade da empresa.

T-shirts

As camisetas são grande tendência no setor de uniformes. A maior vantagem da T-shirts é possibilidade de criar forte identificação da marca da empresa com grande número de combinações. A logomarca permanece em destaque em grande variedade de cores e modelos. As camisetas são muito versáteis e podem ser usadas por homens e mulheres nas empresas.

O importante, sempre, é buscar um modelo adequado ao perfil da empresa e que preveja os diferentes tipos físicos dos funcionários. Uma mulher grávida, por exemplo, não ficará bem em uma camiseta apertada. Pense nessas possibilidades antes de se decidir pelo modelo mais adequado para a equipe.

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